sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Heródoto, o pai da História

Como primeira postagem, gostaria de fazer uma pequena homenagem àquele que é chamado de "o pai da História". Nada mais conveniente para um blog dedicado aos estudos e discuções a cerca da História.
Heródoto nasceu em Halicarnasso, capital da Cária, aproximadamente em 484 a.C., tendo sido criado por Pamiatis (que era seu tio e poeta épico), fator que possibilitou uma educação valorosa e várias viagens pelo mundo antigo. Através delas, originou-se seu livro, "Histórias", o primeiro a reunir registros históriográficos da Grécia e de outras culturas, chamadas por estes de "bárbaros". Seu objetivo ao redigí-la era dos mais nobres: evitar que os feitos das gerações anteriores caíssem no esquecimento.
Como uma de suas primeiras viagens, o historiador seguiu para o Egito, onde executou vários trabalhos de pesquisa, como comparações entre os deuses locais e os deuses gregos, estudos geográficos e culturais além, é claro, daquilo que o deixou maravilhado: o majestoso Rio Nilo. Na seqüência, passou pela Líbia, Fenícia, Babilônia, Pérsia, Macedônia, Trácia e Cítia.
Dentro do quadro grego, Heródoto narrou com a fidelidade de um repórter as Guerras Médicas (conflitos entre gregos e persas). Nelas, os estados gregos foram tomados por Dário I, porém, viraram o jogo a seu favor, derrotando batalha após batalha os exércitos persas (destaque para as batalhas de Maratona, Platéia, Termópila e Salamina, derrotando Xerxes e seus homens). Também conviveu com as grandes roformas políticas da Era Clássica da história ateniense, vindo a conhecer Péricles, o "pai da democracia". Aos quarenta anos, através de uma expedição colonizadora chefiada por Lampion, Heródoto foi para a Itália, onde auxiliou na fundação da colônia de Túrio (Lucânia), posteriormente conhecida como Torre Brodognato.
Algumas vezes viajava para a Grécia e retornava para a Itália, onde trabalhou por muitos anos em suas pesquisas. O historiador veio a falecer no ano 425 a.C. na cidade de Atenas, mas deixou para a humanidade seu grande trabalho, fazendo jus à alcunha dada por Cícero: "o pai da História".
Não tão perfeita como poderia ser de um historiador profissionar, gostaria de abrir este blog com esta postagem. Também gostaria de abrir este e outros conteúdos para discussões e debates, pois a História é algo maravilhoso que se enriquece através das várias discussões e conversas.
Para um contato mais direto, envie uma mensagem para legadodotempo@hotmail.com





Um comentário:

  1. Nossa que lindo Léo, tudo muito bem feito, diagramação, cores...tudo lindo!!
    Sou sua fã!!!
    Beijoooo

    ResponderExcluir